Você tem interesse por Psicologia e/ou Psicanálise? Gostaria de participar da WikiPsi?
Então, crie uma conta e acesse o sistema para seu desenvolvimento.
Desde já, agradecemos suas contribuições!

Usuário:Romeiro

De WikiPsi
Ir para navegação Ir para pesquisar

Psicólogo Jose Romeiro Filho - CRP-05/7844

Experiência profissional

Ingressou no Serviço Público Municipal da Cidade do Rio de Janeiro como Psicólogo Clínico em 1987 e no Serviço Público Estadual do Rio de Janeiro no ano de 1999.

Trabalhou com Informações Gerenciais e Planejamento na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SMPD Rio e como Assessor de Planejamento e Qualidade no Hospital Estadual Santa Maria - HESM, unidade hospitalar vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - SES RJ. O hospital é referência estadual para o tratamento de Tuberculose em nível de internação, participante do Sistema Único de Saúde - SUS. Foi também membro do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento dessa mesma unidade.

Na área de gestão pública, iniciou suas tarefas em 1996 no Hospital Municipal N. S. do Loreto da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, com o desenvolvimento de projetos de interesse da unidade hospitalar como a implantação do Núcleo de Processamento de Informações - NPI e o planejamento, desenvolvimento e implementação do que foi nomeado Sistema Alternativo de Informações Hospitalares - SAIH, dentre outros.

Em 2006 foi convidado pela Coordenadoria de Saúde da Área Programática 3.1 - CAP 3.1 para realizar o planejamento, desenvolvimento e administração do Sistema On-line de Regulação e que veio a ser o tema do seu trabalho acadêmico de finalização do Curso de Especialização em Informações Científicas e Tecnológicas em Saúde realizado na FIOCRUZ . Já em 2008, retornou ao seu órgão de origem na esfera municipal, desenvolvendo atividades correlatas relacionadas aos sistemas de informações gerenciais, sendo o criador e coordenador do Núcleo de Informações Gerenciais da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPD/NIG.

No serviço público estadual, além de ter feito parte da equipe da assistência Psicológica do Hospital Estadual Santa Maria no período compreendido entre 1999 e 2001, participou da Unidade de Vigilância Epidemiológica do Núcleo de Vigilância Hospitalar - UVE/NVH até 2003, quando saiu para exercer a chefia do Serviço de Documentação Médica - SDM. Sua última atividade foi junto à Assessoria da Qualidade e ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, trabalhando com aspectos relacionados ao planejamento, monitoramento, educação continuada e qualidade do serviço.

Aposentou-se no Serviço Público na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em dezembro de 2016 e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro em março de 2019.

Realiza atendimento clínico em consultório desde sua formatura em 1983 e em 1999 iniciou sua participação em iniciativas relacionadas a Informática e a Internet, tanto nos aspectos relativos à Psicologia como Ciência e Profissão, como aos referentes à Saúde Pública, de maneira geral, e sobre Informações em Saúde, de forma mais específica.

Sua trajetória

  • Formado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, turma 1978/1983, desde os tempos acadêmicos desenvolveu atividades relacionadas à Psicologia Clínica e Institucional em diversas unidades públicas de saúde e de assistência social como: FEEM, Colônia Juliano Moreira, FUNABEM, FUNLAR, DESIPE, DEGASE, SMDS-RJ, SES-RJ, dentre outras.
  • Em 1996, por convite da direção de uma das Unidades Públicas de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, começou a lidar com Sistemas e Tecnologias de Informações em Saúde e aspectos Epidemiológicos relacionados ao setor.
  • Foi membro titular da Câmara Técnica de Saúde Mental da Assessoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro na gestão 2000/2001.
  • Em 2002 tornou-se Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia - 5ª Região / Estado do Rio de Janeiro.
  • Em fevereiro de 2005 tornou-se o 5º psicólogo a obter o credenciamento pelo Conselho Federal de Psicologia para a prestação de serviços de Orientação Psicológica On Line (Atendimento mediado pelo computador), em todo o Brasil, tornando-se um dos pioneiros nesse tipo de abordagem.
  • Em 2006 obteve o título de Especialista em Informações Científicas e Tecnológicas em Saúde pelo Centro de Informações Científicas e Tecnológicas da Fundação Oswaldo Cruz - CICT/FIOCRUZ.
  • É membro associado da Associação Brasileira de Informática em Saúde - SBIS e do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms.
  • Participou de significativos cursos nessa atual área de interesse como:
    • Instrumentalização em Epidemiologia para Serviços de Saúde promovido pelo Projeto VIGISUS e pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro/Centro de Vigilância Epidemiológica - SES RJ/CVE nos anos de 2002 e 2003;
    • Epidemiologia para Serviços de Saúde promovido pela Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca em 2003.
    • Processos de Gestão e Tecnologias de Informação em Saúde, realizado em 2004 pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, com apoio do Programa Nacional de Capacitação em Informação e Informática em Saúde do Ministério da Saúde.
    • Modelo de Excelência em Gestão Pública - 2008, promovido pelo Programa de Excelência em Gestão Pública da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro;
    • Curso de Formação de Avaliadores do Prêmio Qualidade Rio - Ciclo 2008, promovido pelo Programa de Qualidade Rio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O empreendimento WikiPsi

O sítio é fruto da dedicação pessoal e do interesse em participar/contribuir, como técnico e pesquisador, para a discussão dos temas principais relacionados à Psicologia, a Psicanálise e a Comunicação.

A WikiPsi está em atividade desde o ano de 2008, em crescimento constante, ainda tendo o mesmo objetivo: torná-lo um espaço de criação coletiva e um instrumento de facilitação de discussão sobre esses assuntos.