WikiPsi:Administradores

De WikiPsi
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a WikiPsi, que foi entendido como consensual em WikiPsi:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.
Administradores
150px

Administradores são usuários com "direitos de operador de sistema (sysop)." A política da WikiPsi permitia a atribuição deste acesso liberalmente a qualquer usuário que tivesse sido um colaborador durante algum tempo, geralmente encarado como um membro da comunidade conhecido e digno de confiança, e que possuísse ao menos 2.000 edições no domínio principal e uma conta com seis meses de registro. Hoje, além destes requisitos, o candidato tem que passar por um processo de sufrágio, de acordo com a política de administradores.

Os sysops não possuem "autoridade" em especial, sendo, portanto, iguais a todos os outros em termos de responsabilidade editorial. Alguns wikipedistas consideram os termos "operador de sistema" e "administrador" inadequados, uma vez que apenas indicam editores da WikiPsi a quem foram levantadas restrições de segurança e desempenho a umas quantas funções do software porque pareceram ser dignos de confiança.

Se deseja fazer uma solicitação a administradores, use a página de pedidos a administradores.

Ferramentas[editar]

O software Wiki tem algumas características restritas que são bastante importantes. Os administradores podem executar as seguintes operações:

Proteção[editar]

  • Proteger e desproteger páginas (protect)
  • Editar páginas protegidas (edit-protect)
    • Incluindo a página principal. Uma vez que esta costumava receber muito vandalismo, protegê-la foi um compromisso infeliz para manter a má educação longe do nosso cartaz de boas-vindas.
    • Informações e diretrizes disponíveis na página informativa sobre proteção.

Eliminação[editar]

Human-user-trash-full.svg
  • Eliminar páginas uma a uma (delete) ou em massa (nuke), incluindo imagens e seu histórico, de acordo com a política de eliminação.
  • Eliminar e restaurar revisões específicas de páginas (deleterevision).
    • Após ler as políticas e páginas de ajuda e indicar uma página para eliminação, deve-se consultar WikiPsi:Páginas para eliminar. Algumas vezes a eliminação representa apenas uma questão técnica, na qual um redirecionamento precisa ser apagado para possibilitar a renomeação da página, ou uma página cujo histórico tenha-se perdido, necessitando ser eliminada, restaurada e depois fundida. Em outros casos, pode envolver a remoção de conteúdo impróprio de páginas ou material copiado de sites externos, violando direitos autorais, e até mesmo ações administrativas decorrentes de uma decisão consensual.

Visualização de conteúdo eliminado[editar]

  • Visualizar páginas e imagens eliminadas e os seus respectivos históricos:
    • Buscar páginas eliminadas (browsearchive);
    • Ver entradas de histórico eliminadas, sem o texto associado (deletedhistory);
    • Ver texto removido e alterado entre revisões removidas (deletedtext).
  • Ao seguir uma ligação para o histórico de um artigo que já tenha sido eliminado e criado novamente, pode-se ver no topo da página "Ver ou restaurar X edições eliminadas?", em que X é o número de edições que existiam no histórico no momento da eliminação.
  • Seguindo a ligação, pode-se visualizar:
    • O registro de eliminação, com a informação de quando e quem eliminou a página;
    • A caixa para restauro (ver seção seguinte sobre restauro de páginas);
    • O "histórico" do artigo anterior à eliminação. Clicando sobre cada uma das edições, visualiza-se o conteúdo dessa edição.

Restauro[editar]

Bloqueio[editar]

  • Bloquear endereços IP, intervalos de IP e contas de utilizador, por um período específico de tempo ou indefinidamente (block), incluindo ou não o envio de e-mail (blockemail).

Desbloqueio[editar]

  • Desbloquear endereços IP, intervalos de IP e contas de utilizador (block).

Edição do domínio MediaWiki[editar]

  • Editar as páginas do domínio MediaWiki (editinterface)
    • Estas páginas afetam as mensagens do sistema como, por exemplo, a mensagem exibida na lista de páginas afluentes ou a página visualizada por um editor bloqueado ao tentar editar uma página.
    • Todas as mensagens podem ser acessadas na lista de todas as mensagens.

Autorrevisão[editar]

Reversão[editar]

  • Reverter a última edição de um artigo (rollback).
    • Informações e diretrizes disponíveis na página de ajuda sobre como reverter edições.
    • Procedimento:
      • Quando um administrador olha para a página de contribuições de um utilizador, existe uma ligação parecida com [reverter] ao lado de algumas edições, o que significa que esta é a última alteração efetuada naquele artigo.
      • Um clique na ligação [reverter] reverte para a edição anterior às daquele utilizador.
      • No sumário de edição surge automaticamente (Revertidas edições por X, para a última versão por Y), e a mudança é marcada como edição menor.
    • Usuários com o estatuto de reversor também dispõem do botão [reverter].
    • Todos os utilizadores, mesmo os anônimos, podem reverter páginas manualmente. O procedimento encontra-se especificado na página de ajuda sobre como reverter edições.

Filtro de edições[editar]

  • Gerenciar os filtros de edições (abusefilter-modify).
  • Ver entradas de registro de filtros de edições detalhadas (abusefilter-log-detail).

Ocultação de vandalismos na página de mudanças recentes[editar]

Os administradores podem ocultar os vandalismos em massa da página de mudanças recentes, marcando as edições revertidas por eles como edições de robô (markbotedits). Para tanto, podem adicionar "&bot=1" no fim do URL usado para acessar as contribuições de um usuário. Por exemplo, [https://pt.WikiPsi.org/wiki/Special:Contributions?target=Exemplo&bot=1]. Quando o botão [voltar] existente nessas contribuições é pressionado, a reversão e a edição original que está sendo revertida serão automaticamente escondidas na página de mudanças recentes (a marcação de bot foi originalmente implementada para manter as edições massivas de robôs longe das mudanças recentes). Isto significa que elas permacecerão ocultadas nas mudanças recentes apenas se a opção para mostrar as edições de robôs ("hidebots=0") não for ativada. Estas edições não são ocultadas na lista de contribuições do administrador, histórico de páginas ou lista de páginas vigiadas. As edições também permanecem no banco de dados e não são removidas; apenas não inundam a página de mudanças recentes. Esta ferramenta foi desenvolvida para reduzir o impacto provocado pela reversão de vandalismos em massa com relativamente pouco esforço. Não deve ser empregada para reverter uma alteração que apenas desagrade um administrador, mas apenas vandalismos claros e, principalmente, vandalismos em massa de um usuário.

Outras permissões[editar]

  • Editar os arquivos CSS de outros usuários (editusercss).
  • Editar os arquivos JS de outros usuários (edituserjs).
  • Editar sem ser afetado por bloqueios de endereços ou faixas de IPs (ipblock-exempt). Isto é, um bloqueio não afeta um administrador a menos que seja aplicado diretamente a sua conta.
  • Mover páginas com até 100 de suas subpáginas ao mesmo tempo (move-subpages).
  • Não criar um redirecionamento do nome antigo quando uma página é movida (suppressredirect).
  • Visualizar uma lista de páginas não vigiadas (unwatchedpages).

Gestão de privilégios[editar]

O gerenciamento dos privilégios dos grupos autorrevisor, reversor, isento de bloqueio de IP, criador de contas, coordenador de curso, voluntários online de curso, voluntários de campus de curso e professor de curso é acessível localmente aos administradores, os quais possuem direito e poder de atribuição/remoção sobre estes estatutos, de acordo com as diretrizes vigentes.

Exemplo do painel de gerenciamento de privilégios, acessado por um administrador, no momento da atribuição do estatuto de reversor.

Instruções[editar]

A gestão de privilégios é disponibilizada aos administradores através do menu Especial:Privilégios. Uma caixa de seleção selecionada significa que o usuário já se encontra no grupo, enquanto que uma caixa desselecionada indica que o usuário ainda não pertence ao grupo. Para proceder à atribuição do estatuto, o administrador deve selecionar o campo respectivo, fornecer um motivo (caso a atribuição seja a seu critério) ou ligação para o pedido do usuário e clicar no botão de confirmação. Na remoção, o procedimento é o mesmo, devendo-se, para tanto, desselecionar a caixa, informar um motivo ou ligação no sumário e, em seguida, confirmar o procedimento.

Redundâncias[editar]

Em decorrência da atribuição do estatuto de administrador, que já disponibiliza várias permissões existentes em outros estatutos, certos usuários têm algumas de suas flags removidas.

A relação dos usuários aprovados como autorrevisores, reversores, eliminadores e editores de interface, mas que tiveram suas permissões retiradas devido à redundância provocada no software MediaWiki com a obtenção do estatuto de administrador, pode ser consultada, respectivamente, nas listas de autorrevisores, reversores, eliminadores e editores de interface temporariamente sem os estatutos.

Tornando-se administrador[editar]

Se você pensa que ser administrador é viver num "mar de rosas", pense de novo.

O interessado em se tornar administrador deverá verificar se preenche os requisitos mínimos para a candidatura, ou seja: possuir 2.000 edições no domínio principal e uma conta com seis meses de registro. Caso cumpra os requisitos, poderá acrescentar seu nome à página de pedidos e anunciá-lo na esplanada. Também é necessário incluí-lo na páginas de mudanças recentes. Somente usuários autoconfirmados poderão abrir um novo pedido de aprovação.[1]

De acordo com as diretrizes vigentes, em seguida, ocorrerá uma consulta entre os restantes editores para determinar se o candidato atende os requisitos necessários e possui confiança para exercer tal função. Se houver consenso, um burocrata aprovará o pedido, incluindo-o no grupo de administradores.

É, também, recomendado que os candidatos possuam alguma experiência nas tarefas usuais antes de solicitarem o estatuto de administrador, haja vista que os outros utilizadores terão de reconhecê-lo antes de concordarem com a sua promoção. Ademais, cada uma das WikiPsis tem as suas próprias regras quanto aos administradores, que podem variar até certo ponto.

Caso aprovados, os novos administradores devem ter muita atenção ao utilizar suas ferramentas, especialmente, a capacidade de eliminar páginas, suprimir revisões, apagar imagens, bloquear usuários e manipular o filtro de edições. Portanto, é-lhes de fulcral importância aceder à política de administradores antes de dar uso às novas ferramentas.

Atribuição e remoção do estatuto[editar]

Assim como os robôs, editores de interface e eliminadores, o gerenciamento de privilégios deste grupo passou a ser acessível aos burocratas locais, em sua totalidade, a partir de 12 de agosto de 2015 (ver phab:T107661).[2]

A atribuição está condicionada à existência de um pedido de aprovação bem-sucedido, enquanto que a sua retirada pode ter como causa um pedido de remoção ou ainda ser imediata, nos casos que envolvem absenteísmo, ameaças legais e uso indevido de fantoches.

Histórico[editar]

Nos primeiros dias da WikiPsi, todos os usuários eram administradores, ou seja, as funções administrativas eram realizadas por qualquer usuário, com uma simples senha, quase irrestritamente. O atual formato de administração é resultado de uma modificação no código de programa, que mudou o sistema de senha para um sistema de gestão de grupos de usuário. A partir de então, cada usuário pode apenas desempenhar os papéis permitidos para seu grupo. Durante esta transição, foi enfatizado que o administrador nunca seria membro de um subgrupo especial. Ao contrário, administradores deveriam ser parte da comunidade, como os demais editores, sem nenhum privilégio ou autoridade enquanto agissem como editores. Uma justificativa para estas afirmações, ainda válida hoje, é que a maioria das funções de manutenção pode ser exercida pelos membros autoconfirmados da comunidade.

Jimmy Wales, em fevereiro de 2003, chegou a declarar que esta transição foi realizada quase que a seu contragosto e criou uma multidão de pretendentes ao cargo. Afirmou ainda, ressaltando, que a distinção seria apenas técnica e não propriamente um status.

Entretanto, a visibilidade do site aumentou muito, chegando a produzir um impacto cultural significativo no mundo exterior à comunidade e, também, a própria comunidade aumentou. Assim, o papel dos administradores evoluiu. Hoje, ser um administrador envolve mais que um estatuto, mas uma grande responsabilidade e credibilidade e, por isto, os pedidos deste estatuto são analisados com grande rigor.

Administradores e páginas relacionadas[editar]

WikiPsi:Pedidos/Cabeçalho WikiPsi:Administradores/Lista

Referências

Ver também[editar]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Estatutos diretamente relacionados

Página de pedidos

Leituras

Ferramentas